terça-feira, 31 de maio de 2011

Joe Athanazio








José Luís Athanázio de Almeida nasceu em 26-10-1955, em Porto Alegre, e teve uma curta, porém invejável, carreira nos seus 33 anos de vida.

Começou profissionalmente nos anos 70, quando ficou conhecido como Zezinho Athanázio, tendo suas músicas rodadas na Rádio Continental.

Venceu o 6º Musipuc, com a música Equilíbrio, de sua autoria. No mesmo ano, 1977, Seis da Manhã, de Joe e Jerônimo Jardim – defendido por Joe –, ganhou o troféu de melhor

música na Califórnia da Canção, na linha de Projeção Folclórica.

Em 1978, participou da gravação do disco e da turnê do show de Ivan Lins, Nos Dias de Hoje, como vocalista e percussionista.

Em 1979, fez seu primeiro show em Porto Alegre, Estradas do Sul, acompanhado

pelos músicos Paulo Dorfman, Paulo Oliveira, Tênison Ramos e Paulino Soares. No mesmo ano, participou do Explode 80, superprodução reunindo todos os grandes nomes da nossa música, no Auditório Araújo Vianna.

Em 1980, apresentou o show Porto da Luz, divulgando sua rica parceria com Luiz de Miranda.

Em 1981, com Neuzinha Brizola, gravou o compacto Mintchura e mudou seu nome para Joe Eutanázia, um trocadilho com o seu sobrenome e uma forma de protesto, pois não

foi só o nome que mudou, Joe, que antes mostrava sua forte influência jazzística, rendeu-se ao rock e apimentou com o seu humor irreverente.

Já em 1982 e 1983, foram muitos os shows pelo Brasil. Gravou seu primeiro disco, um compacto simples com as músicas Mujer Ingrata, de Joe e Ronaldo Santos, e Tensão no

Rio, composta com Tavinho Paes. Esse disco teve a participação de Lobão, na bateria, e rendeu a Joe a gravação de um clipe super moderno e bem produzido, que veiculou no programa Fantástico.

Em 1984, o segundo compacto: Me Leva pra Casa – com parceria de Gastão Lamounier.

Em 1985, nova reviravolta, o Eutanázia foi definitivamente “limado” do nome e Joe gravou seu primeiro LP, contando com vários parceiros em músicas que, rapidamente, subiram

às paradas de sucesso e tornaram-se verdadeiros hits. Várias turnês pelo Brasil, inúmeros artistas gravando composições suas, entre eles Xuxa, Metrô, Léo Jaime, Sempre Livre, Roupa Nova e Luís Augusto.

Algumas de suas composições foram temas de novela, como Selva de Pedra, Ti ti ti, A Gata Comeu e Um Sonho a Mais, e de especiais da Globo, como Armação Ilimitada – o episódio Os Olhos de Zelda Scoth teve o tema homônimo Joe e Tavinho Paes e a participação especial de Joe. Foi convidado a participar da minissérie Os Lunáticos, na qual interpretou um dos personagens principais e também compôs a trilha sonora.

Joe também compôs para o cinema, para os filmes Rock Estrela e Sonhos de Verão.

Isso sem falar nas aparições em vários Globos de Ouro e Programas do Chacrinha.

Em 1987, Joe descobriu a ponte aérea Rio-New York e, em 1988, voltou para Porto

Alegre super bem equipado, com instrumentos e acessórios de última geração e, com a certeza

de que “Aqui é o melhor lugar do mundo. É a nossa terra, e é aqui que eu quero ficar até morrer...”

Iniciou as gravações do seu último disco. Até o final de 1989 se apresentou em

casas noturnas da Cidade e do interior do Estado; como principal atração em festas promovidas

por emissoras de rádio de sucesso da época, participou da festa da chegada do Papai Noel, no

Gigantinho, com a música Pergunte à Criança, dele e de Ronaldo Bastos, e terminou seu disco,

que não chegou a ser lançado.

Joe faleceu no dia 21 de dezembro de 1989, em um acidente de carro, em Porto Alegre. Esse cantor, compositor e guitarrista deixou, além da saudade dos seus familiares, amigos e fãs, uma extensa obra musical composta em parceria com Bebeto Alves, Luís de Miranda, Arnaldo Sisson, Wagner Guimarães, Nelson Motta, Toneco da Costa, Cazuza, Jorge Salomão e Ronaldo Bastos, para citar alguns. Entre suas músicas mais conhecidas estão Me Leva Pra Casa, Na Selva das Cidades, Johnny Love, Tudo Pode Mudar, Flash, Tem Sol Aqui e Cem Mil Dólares Mensais.


7 comentários:

  1. Belo texto... Queria um item dele na minha coleção, só tenha canções esparramadas em vinis de trilha sonoras de novelas... "Me Leva Pra Casa" é uma balada oitentista irresistível que sempre me traz um sabor saudosista. Incluí-a na playlist de pérolas esquecidas do rock nacional no meu blog. Confere aí! Abraços... https://gavetadebagunca.wordpress.com/2014/09/08/lado-b-do-rock-nacional-anos-80/

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado por nos passar essa informação tão especial e importante , eu estou muito grato.

    ResponderExcluir
  3. Triste que tenha falecido, certamente teria ainda letras ótimas a fazer, a música "Na Selva da Cidade" tem uma letra atemporal pelo visto...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o que nós desejamos e até mudamos em nossas vidas poderá ser o nosso começo ou o nosso fim precoce, somos o que pensamos e o que falamos...ele mudou o sobrenome para EUTANÁSIA e infelizmente amaldiçoou a sim próprio. Foi o fim de um grande artista...que pena!

    ResponderExcluir
  5. Era criança quando ele faleceu outro dia ouvindo na selva das cidades hj JÁ sou um homem maduro tem tudo haver comigo descance em paz Joe obrigado por suas canções.

    ResponderExcluir
  6. Na Selva Das Cidades...De Joe E Nelson Motta Deveria Ser Regravada...Como Foi Me Leva Pra Casa.

    ResponderExcluir